Sunday, October 1, 2017

O que é disautonomia?

 

Disautonomia é um termo genérico usado para descrever vários problemas de saúde diferentes, que causam um mau funcionamento do Sistema Nervoso Autônomo. O Sistema Nervoso Autônomo controla as funções "automáticas" do corpo, que são aquelas sobre as quais não pensamos conscientemente, como frequência cardíaca, pressão sanguínea, digestão, dilatação e constrição das pupilas do olho, função renal e controle de temperatura. As pessoas que vivem com várias formas de disautonomia têm problemas para regular esses sistemas, o que pode resultar em tonturas, desmaios, pressão sanguínea instável, frequência cardíaca anormal, desnutrição e, em casos graves, morte.

 

A disautonomia não é rara. Mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com várias formas de disautonomia. Pessoas de qualquer idade, gênero ou raça podem ser afetadas. Não há cura para qualquer tipo de disautonomia atualmente, mas a Dysautonomia International está financiando pesquisas para desenvolver melhores tratamentos e, esperamos, algum dia uma cura para cada tipo de disautonomia. Apesar da alta prevalência de disautonomia, a maioria dos pacientes leva anos para ser diagnosticada devido à baixa conscientização do público e dos médicos.

 

Algumas das diferentes formas de disautonomia incluem:

 

Síndrome da Taquicardia Postural Ortostática (POTS) - estima-se que impacte 1 de cada 100 adolescentes e, incluindo pacientes adultos, um total de 1.000.000 a 3.000.000 de norte-americanos. POTS pode provocar tontura, desmaio, taquicardia, dores no peito, falta de ar, distúrbios gastrointestinais, tremores, intolerância ao exercício, sensibilidade à temperatura, entre outros sintomas. O POTS atinge principalmente mulheres jovens que parecem saudáveis ​​por fora. Pesquisadores comparam a debilidade observada em POTS com a debilidade observada em condições como doença pulmonar obstrutiva crônica e insuficiência cardíaca congestiva.

 

Síncope Neurocardiogênica (NCS) - NCS é a forma mais comum de disautonomia, o NCS afeta dezenas de milhões de indivíduos em todo o mundo. Muitas pessoas com NCS têm uma forma leve do problema, com desmaios uma ou duas vezes na vida. No entanto, alguns indivíduos têm NCS severo, o que resulta em desmaios várias vezes por dia e pode levar a quedas, ossos quebrados e, às vezes, traumatismo cranioencefálico. Indivíduos com NCS moderado a grave têm dificuldade em participar de atividades de trabalho, escolares e sociais devido aos frequentes ataques de desmaios.

 

Atrofia de Múltiplos Sistemas (AMS) - AMS é uma forma fatal de disautonomia que ocorre na idade adulta, acima dos 40 anos. É um distúrbio neurodegenerativo com algumas semelhanças com a doença de Parkinson, mas ao contrário dos pacientes com Parkinson, os pacientes com AMS geralmente ficam completamente acamados dentro de 2 anos a partir do diagnóstico e morrem dentro de 5 a 10 anos. AMS é considerada uma doença rara, com cerca de 350 mil pacientes em todo o mundo.

 


A disautonomia também pode ocorrer de forma secundária a outras condições médicas, como diabetes, esclerose múltipla, artrite reumatóide, doença celíaca, síndrome de Sjögren, lúpus e Parkinson.

 

Atualmente, não há cura para a disautonomia, mas as formas secundárias podem melhorar com o tratamento da doença subjacente. Existem alguns tratamentos disponíveis para melhorar a qualidade de vida, tanto com medicamentos quanto mudanças/adaptações de estilo de vida, mas mesmo usando todos os tratamentos disponíveis, muitos pacientes com disautonomia experimentam sintomas incapacitantes que reduzem significativamente sua qualidade de vida.


Texto original desse artigo (em inglês) e fontes de pesquisa utilizadas:


Sources 
1. National Institutes of Health Rare Disease Network's Autonomic Disorders Consortium 

2. Dysautonomias: Clinical Disorders of the Autonomic Nervous System. Moderator: David S. Goldstein, MD, PhD; Discussants: David Robertson, MD; Murray Esler, MD; Stephen E. Straus, MD; and Graeme Eisenhofer, PhD 

3. Dysautonomia, A family of misunderstood disorders. Richard N. Fogoros, M.D., About.com Guide Updated November 13, 2011. 

4. National Institute of Neurological Disorders and Stroke Information Page 

5. Clinical Disorders of the Autonomic Nervous System Associated With Orthostatic Intolerance: An Overview of Classification, Clinical Evaluation and Management. Blair P. Grubb, M.D. Associate Professor of Medicine and Pediatrics, Divisions of Cardiology and Neurology, Barry Karas, M.D. Assistant Professor of Medicine, Division of Cardiology, The Medical College of Ohio.


.


No comments:

Post a Comment

O que é disautonomia?

Fonte: Dysautonomia International   Disautonomia é um termo genérico usado para descrever vários problemas de saúde difere...